Formação do Professor Julio

Licenciatura plena em Educação Artística – habilitação em música e Bacharelado em instrumento musical – piano, pela Faculdade Marcelo Tupinambá, Capital, SP. Mestre em Ciência – Educação, pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Prática de Magistério

Professor de Estética Geral e Metodologia de Ensino para os cursos de licenciatura, bacharelado e musicoterapia da Faculdade Marcelo Tupinambá de 1981 a 1990. Professor de Percepção Musical, Estruturação Musical e Psicologia da Educação para os cursos superiores de composição e regência do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo de 1983 a 2000. Professor de Estruturação Musical, Didática, Percepção Musical e Informática aplicada à música para o curso superior  de música da Faculdade de Ciências da FITO, Osasco, SP, de 2001 até 2007. Foi coordenador pedagógico do Conservatório Musical Villa Lobos e do curso superior de música da FITO, lecionando paralelamente no curso técnico, Piano e Teoria Musical. Nesta fundação (FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) permaneceu por 30 anos (31/-3/1978 a 31/03/2008) exercendo diversas funções, dentre elas, Membro do Conselho da fundação (1985 a 1987 e 1991 a 1993), vice-diretor do conservatório. Organizou inúmeros concursos, seminários, palestras e exerceu função de membro de júri de diversos concursos e bancas regulares de exame. Convidado pela Fundação Pro Memória de Indaiatuba participou como membro de júri dos 9º e 10º Prêmios Nabor Pires Camargo.

Publicações

No decorrer da carreira e atualmente, vem publicando artigos, manuais, métodos de estudo de instrumento (piano) e partituras diversas. A relação que segue refere-se apenas às principais obras:

  • A criança e o piano – São Paulo, Redijo-Gráfica e Editora, 1978 (2ª edição em 1989)
  • Atividades Recreativas na Educação Musical – São Paulo, Redijo-Gráfica e Editora, 1978 (2ª edição em 1990).
  • Brincadeiras Musicadas – Atibaia, SP, Redijo, 1986.
  • Reflexões sobre o ensino do piano para adultos e adolescentes – Osasco, SP, Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO, 1996.
  • Estratégias de Ensino na Musicalização Infantil – Osasco, SP, FITO, 1997.
  • Ritmo e conjunto musical infanto-juvenil – Osasco, SP, FITO, 1999.
  • Metodologia, Pesquisa e Ponderações no Ensino da Música. São Paulo, IEditora, 2003.
  • Música, Câmera, Ação: a música incidental de Yves Rudner Schmidt – São Paulo: Edição do Autor, 2008.
  • Controle emocional e a memória do músico. Indaiatuba, SP, Illumino, 2010.
  • Aprendizagem e Apreciação Musical. Indaiatuba, SP, Illumino, 2011.